Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai
Faculdade IDEAU de Getúlio Vargas

Você está em

01/04/2019
Ideau

Alunos do curso de Fisioterapia da IDEAU realizam júri simulado

     Alunos do 3° semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade IDEAU realizaram um júri simulado, no dia 26 de março, na disciplina de Filosofia, Sociologia e Antropologia, a fim de debater a obrigação do Estado em fornecer medicamentos às pessoas que os pleiteiem por via judicial – ou seja, a chamada judicialização da saúde.

     Na atividade, o réu era o Estado e a defesa tinha de desenvolver a tese de que ele poderia se negar ao fornecimento de medicamentos em alguns casos, já a acusação deveria apresentar argumentos no sentido de que, qualquer caso ou valor que fosse, o Estado deveria fornecer tais remédios. Após defenderem suas teses, houve réplica e tréplica e, por fim, os jurados, munidos de material imparcial para compreensão do assunto (à acusação e à defesa foram fornecidos materiais conforme as teses que tinham de defender, pois o assunto é, de fato, controverso), votaram por 5 a 0 a favor da acusação, ou seja, da obrigação do Estado em fornecer medicamentos a qualquer pessoa, em qualquer hipótese.

     A atividade possibilitou aos alunos a compreensão, de forma dinâmica, de um assunto de cunho social, dentro da área da sociologia, mas ligado à área de atuação dos alunos, ou seja, a área da saúde. Ao final, os alunos demonstraram impressões positivas sobre a atividade, se engajaram durante ela e defenderam concatenadamente seus argumentos.

Comentários